terça-feira, 21 de agosto de 2007

Controle de Vôo - Gravadores dos Bastidores


A leitura que o Deputado Efraim Filho fez dos gravadores dos BASTIDORES dos Controles de Vôo das cidades de São José dos Campos, São Paulo, Brasíia e Manaus, esclareceu tudo, MENOS para o LEIGO, por isto eu passou a V. Exª as cenas lidas pelo Deputado Federal Efraim Filho, que realmente esclarece o ponto mais polêmico e fatídico acidente aéreo.
Selecionei as frase lidas ao vivo pelo Deputado Efraim Filho: O Diretor da EMBRAER teve que contrariar todos os Deputados presentes sobre a tradução do inglês para o português da frase: Joseph Lepore: "I'm gonna go take a whiz" [sound of yawn] As frases não constam das "Caixas Pretas" das aeronaves, são gravações feitas nos gravadores dos BASTIDORES dos Centros de Controle de Vôo das cidades envolvidas, também não estão nos autos de investigação enviados para Polícia Federal e Ministério Público.
Esta frase foi LEVIANAMENTE passada para imprensa como: "Eu agora vou tirar uma soneca" devido ao [som do bocejo].
Quando na realidade significa: "Eu vou fazer xixi" = MIJAR. E ato contínuo o piloto Joe Lepore levantou-se e foi para o toalete da aeronave e ficou lá por aproximadamente 10 minutos e retornou para cockpit. O Deputado Efraim Filho, não sabe que, o que ele leu CONDENOU definitivamente os controladores de vôo, pois ele leu a transcrição dos gravadores dos BASTIDORES com as conversas entre os controladores de vôo de Brasília, São Paulo, São José dos Campos e Manaus, o Controlador de vôo de Manaus no momento que os controladores de vôo destas cidades propuseram as várias transferências de Setores de Vôo da aeronave Legacy para os demais controldadores durante o vôo até instantes antes da colisão. As frases lidas pelo Deputado Federal Efraim Filho:
[APROVAÇÃO do Plano de Vôo ( Bastidores )] - Brasília, é São José - Fala, São José - Oi, Brasilia, o November Meia Zero Zeo X-Ray Lima para Eduardo Gomes, São José, Eduardo Gomes solicitando o nível 370 - 370, Transponder 4574 proa de Poços [ de Caldas ] - Confirmo 370 até Eduardo Gomes proa Poços [ de Caldas ] qual é a freqüência que te chamo? - 126.05 135. 60 , nivel 370.
Observação:
O Controlador de Vôo de São José dos Campos ACRESCENTOU a patavra ATÉ no COTEJAMENTO da aprovação do Plano de Vôo e o Controlador de Vôo de Brasília não replicou sobre a palavra ATÉ, a qual teve o poder de AUTORIZAR o vôo em toda sea extensão.
Controle de Saída de São Paulo (APP-SP) atende o Controlador de São José (APP-SJ) - São José? - Ôpa! - Queria falar com o Setor 3 - Um momento - Ô, São José? - Ô, Setor 3, o seguinte, você deve está vendo uma decolagem com o código Transponder 4574 - Tô vendo - Eu posso subir ele direto para o 370, não? posso subir? - Deixa eu ver aqui - Tá - Restringe no 200, por favor. - Restrito 200 - E manda chamar Brasilia. [você] Pode chamar Brasilia São José chama Brasília - Oi, Brasilia - Fala São José - O X-Ray Lima que eu te passei agora na [subida] OREN - Isso tô vendo ele aqui - Ele está com restrição do 200 porque São Paulo pediu por causa do cara na [ subida ] TEXAS, mas pode liberar, já foi. - Ah! tô vendo aqui - Tá bom então tchau, tchau São José chama Brasília - Brasilia, São José - Fala, São José - Ô, Brasilia, o N600XL para Eduardo Gomes solicitando 370 - Nivel 370, Transponder 4574 proa de Poços [ de Caldas ] - 133.55 , 370 proa de Poços [ de Caldas ], tchau, tchau. Tá Ligado. O November tá subindo, o XL aquele que eu te passei com restrição, pode liberar, tá bom, tchau Brasilia chama Manaus Às 16:48 Local - Manaus, Nivel e hora do GOL? - OK. 370 aos 59 [ estimando a posição NABOL, que é a divisa dos Centros de Controle de Área às 16:59 Local ] - Nivel 370, beleza, copiado, valeu, falou - Ô, Manaus, Brasilia? - Sim - N600XL você tem? - Eu tenho - Ele tá entrando na tua área já ai - Tenho sim, tenho sim - Beleza, 360, tá chamando ai A transferência de Setores entre o Centro Brasília foi caracterizada pelo Controlador de Manaus ao dizer: "Tenho sim, tenho sim". Esta frase também DESVENDA todo o mistério do TRANSPONDER, como eu dissera antes ( o segredo está nos gravadores dos BASTIDORES ) e estava mesmo, pois o Controlador de Vôo de Brasília, que não é o Sargento Jomarcelo, pediu a confirmação se o Controlador de Vôo de Manaus tinha o ALVO do LEGACY na tela do radar de MANAUS. O Controlador de Vôo de MANAUS respondeu: "Tenho sim, tenho sim". Isto somente seria possível tal visualização por Manaus, se o TRANSPONDER tivesse LIGADO às 16:48 Local no momento da TRANSFERÊNCIA de cobertura radar. O Controlador de Vôo de Brasília ainda diz:
"Beleza, 360, tá chamando ai" Mais claro, é impossível, inclusive o Controlador de Vôo de Brasilia ainda informa ao Controlador de Vôo de Manaus que os pilotos do Legacy estaria chamando o Centro Manaus em seguida.
Isto aconteceu logo que o Controlador de Vôo de Brasília transmitiu às cegas para os pilotos do Legacy chamar o Centro Manaus nas freqüências 123.32 ou 126.45 às 16:53:39 Local, pois o Controlador de Vôo somente manda a aeronave chamar o outro Setor de Vôo, DEPOIS de ter negociado com o outro Controlador de Vôo, que neste caso era seu colega de Manaus. Portanto as TRANSFERÊNCIAS das DUAS aeronaves começaram às 16:48 Local e terminaram às 16:53:39 Local, com o Legacy já dentro da área do CINDACTA-4 ( Manaus ), mesmo os pilotos do Legacy não tendo obtido na última chamada, a repetição dos números decimais da freqüência para chamar Manaus, que eles não conseguiram copiar. Ambos aviões estavam sendo vistos por Manaus. O Controlador de Vôo de Brasília que estava fazendo a TRANSFERÊNCIA, não poderá dizer NUNCA mais que não estava vendo na tela do seu radar o ALVO do Legacy, pois se assim disser, ele agiu de MÁ FÉ com o seu colega de MANAUS, transferindo uma aeronave que estava sem contato rádio desde às 15:51 Local. O Controlador de Vôo de Brasília, que não é o Sargento Jomarcelo, ainda perguntou para o colega de MANAUS, para no futuro se eximir de qualquer culpa: - Ô, Manaus, Brasilia? - Sim - N600XL você tem? - Eu tenho - Ele tá entrando na tua área já ai - Tenho sim, tenho sim - Beleza, 360, tá chamando ai Está caracterizada a MÁ FÉ deste último Controlador de Brasília, pois o Legacy não estava em condições de ser transferido, se estivesse realmente desde às 16:38 Local sem apresentação de sinal pelo Radar Primário e Secundário.

Nenhum comentário: