terça-feira, 28 de agosto de 2007

SIDESTICK - DUAL INPUT - Considerações a Pedido



Operação do Sidestick

Os dois sidesticks não são mecanicamente ligados como acontece com os manches de tipos de aeronaves mais antigas.

Isto significa que ambos sticks (= bastão) podem ser operados independentemente um do outro. Quando um sidestick é operado ele envia um sinal elétrico para os computadores Fly By Wire. Quando ambos sticks são movimentados simultaneamente, o sistema soma os sinais de ambos pilotos algebricamente.

O total é limitado ao sinal que resultaria da máxima deflexão de um único sidestick.

Para evitar que ambos sinais sejam somados pelo sistema, um botão de apertar (P/B) está instalado em cada stick. Ao apertar este botão, um piloto cancela a entrada do outro piloto.

Um sinal sonoro " PRIORITY LEFT" ou "PRIORITY RIGHT" indicará qual sidestick tem prioridade e uma luz vermelha ilumina-se em frente do piloto que tem seu sidestick DESATIVADO.

TIPOS DE ENTRADA DUPLA DOS SIDETICKS

Análises de eventos relatados de entrada dupla de sidestick, revelam que há três (3) tipos de ocorrências:

AS "FALSAS" ENTRADAS DUPLAS DO STICK

  • Tipicamente devido a um movimento inadvertido do STICK do PNF ( = Pilot-Not-Flying). Por exemplo, quando ele pega o FCOM (=Flifht Crew Operating Manual) ou quando apertando o (botão) R/T (=Radio/Transmmiter). Uma falsa entrada dupla de STICK somente afeta marginalmente o comportamento da aeronave devido somente a limitado tempo & entradas pequenas.

AS ENTRADAS DUPLAS "CONVENIENTES" DE STICKS


  • Tipicamene devido a intervenções curtas do PNF que quer melhorar a trajetória ou atitude da aeronave. Estas são geralmente experimentadas na aproximação, durante uma captura (altitude do sinal do localizador =Eixo da Pista), ou

  • no flare (mínima flutuação antes do toque na pista), e tem efeitos menores sobre a trajetória/altitude da aeronave.

Entretanto, como o PF (=Pilot-Flying) não está ciente das intervenções do PNF, ele pode ser perturbado e pode agir contra as entradas do PNF.

AS ENTRADAS DUPLAS "INSTINTIVAS" de SIDESTICKS


  • Tipicamente devido a uma ação "reflexa" por parte do PNF no STICK. Esta reação instintiva pode acontecer quando um evento inesperado ocorre, como por exemplo um desengajamento do Piloto Automático, uma situação de sobrevelocidade ou uma manobra perigosa.Tais intervenções são mais significantes em termos de deflexão e duração. Usualmente em tais situações , ambos pilotos empurram o STICK na mesma direção, o que pode comandar um controle excessivo.

Uma luz verde se iluminará em frente do piloto que tiver assumido o controle, SE o outro STICK não estiver na posição neutra. Com o (AP) Piloto Automático engajado, os SIDESTIKS são mantidos na posição neutra, com nenhuma possibilidade de entradas simultâneas de qualquer piloto.

Na verdade, quando o Piloto Automático está engajado, ele é normalmente desconectado ao apertar o botão de prioridade P/B (=push-button, assim o piloto assume a prioridade sobre o AP (= Auto Pilot) ou instintivamente em qualquer hora por uma ação firme no STICK:


  • tipicamente 5 Kg no pitch [atitude do nariz], ou 3,6 Kg nos movimentos de rolagem.

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

Entradas simultâneas por ambos, PF e PNF, nos SIDESTICKS devem ser evitadas. Assim, se o PNF sentir que ele deve intervir, ele deve fazer pelo pressionamento do botão PRIORITY P/B e simultaneamente dizer em voz alta, "Eu tenho controle".

Estas regras são lembradas no Manual de Treinamento da Tripulação de Vôo.

01.20 - Controles de Vôo e Manual de Operação da Tripulação de Vôo
1.27.40 - Controles de Vôo: Controles e Indicadores.

SISTEMA DE ALERTA DE ENTRADA DUPLA DE SIDESTICK

Em ordem de alertar a tripulação no caso de operações duplas de sidestick, a Airbus projetou um pacote de alertas sonoros e indicadores de entrada dupla.

Estes alertas operam quando ambos sidestick são deflexionados simultaneamente por mais de 2º (graus).

Estes alertas sonoros e visuais têm provado ser eficientes meios para informar o piloto sobre entradas duplas.

INDICAÇÃO VISUAL = Advertência

Quando uma situação de entrada dupla é detectada, as duas luzes verde de prioridade localizadas no painel frontal na cockpit piscam simultaneamente.

A indicação visual é uma ADVERTÊNCIA de uma situação de entrada dupla.

INDICAÇÃO SONORA = Alerta

Após a indicação sonora ter sido disparada, uma voz sintética "DUAL INPUT" surge a cada 5 segundos, enquanto a condição de entrada dupla persistir.

A voz sintética é um ALERTA de situação de entrada dupla.

Lembrete: Este alerta sonoro tem a mais baixa prioridade entre os alertas sonoros de voz sintética.

As indicações sonoras e visuais são projetadas para provê a tripulação com um alerta progressivo.

Experiência tem mostrado, que estes alertas são muito efetivos para:


  • "Educar" os pilotos a respeitar o princípio básico de compartilhamento de tarefas;

  • Reduzir drasticamente o número de ocorrências de entradas duplas.

A ativação destes alertas de entradas duplas não tem repercussão em termos de:


  • treinamento da tripulação

  • vôo em frota mista [tipos de aeronaves da mesma categoria]

COMO ATUALIZAR AERONAVE?



  • Os indicadores sonoros e luz são básicos, e livre de despesas sobre atualização, na família A320 e A330/A340.

  • Requer que o FCDC e FWC para estar num padrão dado já disponível na linha de produção:

  • A320: FWC E2 Standard - FCDC 53 Standard.

  • A330/A340: FWC K3/L7 Standrd - FCDC M11/L14 Standar

Conclusão:

O alerta sonoro "DUAL INPUT" surge a cada 5 (cinco) segundos enquanto durar a situação. E basta que as entradas simultâneas de sinal eletrônico sejam deflexionadas por mais de 2º (dois) graus.

Nas transcrições da Cockpit Voice Record do A320 TAM 3054, após o toque da aeronave no solo, não há em qualquer instante, o registro do alerta sonoro "DUAL INPUT", mas o gráfico da FDR para Entrada Longitudinal do SIDESTICK do lado DIREITO (lado do co-piloto), apresenta ENTRADA de sinal simultâneo com o sinal do SIDESTICK do lado ESQUERDO que durou mais de 4 (quatro) segundos.

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