sábado, 15 de março de 2008

TURNAROUND - tempo de permanência no solo







O tempo necessário para carregar, descarregar, limpar e entregar a aeronave pronta para nova etapa de vôo é conhecido como "turnaround".

Companhias aéreas vivem num ambiente de competividade onde a presença de agências online de viagens têm feito ofertas de passagens mais baratas.

Tempo é dinheiro, disse Benjamin Franklin no seu livro Advice to a Young Tradesman (1748), Portanto, linhas aéreas somente ganham dinheiro quando seus aviões estão no ar.

Em ordem de gerar uma máxima receita bruta, é essencial que os aviões minimize seus tempos no solo.
O tempo no solo é especialmente importante para vôos curtos, onde maiores períodos de tempo podia significar que mais vôos são necessários para prover o mesmo serviço.

Por exemplo, a Southwest Airlines calculou que se seu tempo no solo fosse uns meros 5 (cinco) minutos por vôo, eles necessitariam de mais 18 aviões para voar a mesma rota, totalizando US 978 milhões em custos extras.

A média geral de tempo no solo para despacho de vôo é de 30 a 60 minutos.

Tipicamente leva 10 a 15 minutos para desembarque de passageiros e carga e 15 a 20 minutos para limpeza da aeronave.O embarque de passageiros e carga pode facilmente levar mais de 30 minutos, apesar de frequentemente terem somente 10 minutos permitidos.

A Boeing tem coletado dados do tempo 'turnaround' em aeroportos durante vários anos.
Está claro que o embarque de passageiros é o que leva maior tempo, assim reduzindo o tempo de embarque deles é crucial para encurtar o tempo do 'turnaround'.

Não agrada passageiros permanecerem em longas filas para atendimento por tempo excessivo. Eu paticularmente acho que filas são verdadeiras afrontas contra passeiros nos aeroportos. É extremamente importante ter estratégias de embarque que são fáceis de entender e implementar.

Há duas maneiras maiores nas quais passageiros obstruem outros viajantes:
1 - Interferência de Assento

2 - Interferência de Corredor

Interferência de assento ocorre quando um passageiro sentado DEVE levantar-se para um outro passageiro alcançar seu assento.

Interferência de corredor ocorre quando um passageiro obstrui um corredor enquanto acomodando sua bagagem nos compartimentos sobre os assentos, assim privando outros passageiros de seguirem para seus assentos na parte traseira da aeronave.

O método de embarque mais usual é o método 'de trás para frente', o qual está atualmente em uso pelas empresas Air Canadá, Alaska, American, Bristish Airways, Continental, Frontier, Midwest, Spirit and Virgin Atlantic.
Este método tem a vantagem de eliminar a possibilidade de uma pesoa perto da parte frontal do avião obstruir um grande número de pessoas com assentos na parte mais atrás. Infelizmente ele tem a desvantagem distinta que haverá um grande número de interferência de assento e corredor visto que cada pessoa no mesmo conjunto de assentos desordenados experimenta sentar ao mesmo tempo.
Atualmente, linhas aéreas usam uma variedade de meios para embarque de passageiros.

Há 7(sete) categorias de método de embarque que estão em uso:
1 - De Trás para Frente

2 - Zona de Rotação

3 - Aleatória com Assento Especificado

4 - Pirâmide Reversa

5 - Janela, Meio, Corredor (JMC)

6 - Embarque por Bloco

7 - Aleatório Assento não Especificado

O método JMC elimina completamente interferências de assento ao custo de interferências de corredor.

O método opcional de "Ordenação Perfeita-Janela, Meio, Corredor" foi testado em todas aeronaves e permitiu determinar a quatidade mínima de tempo requerido para embarque no avião nas melhores circunstâncias e serviu como um bom ponto de referência para outros métodos. O método foi testado em terminais de aeroportos, nesta versão, um grande número de colunas são chamadas em cada vez. O método é o mais consistente sob circunstâncias de disturbios.





O aeroporto de Congonhas em São Paulo, volta amanhã a operar com conexões, a ANAC registra mais de uma centena de irregularidades e obriga empresas a programarem viagens considerando pelo menos 30 minutos em solo.

A agência também anunciou que, a partir do dia 24, quando entra em vigor a nova malha aérea, da baixa estação, as empresas aéreas serão obrigadas a manter as aeronaves por pelo menos 30 minutos em solo entre os vôos.

A obrigação de manter um tempo mínimo de solo foi a forma encontrada pela ANAC para elevar a pontualidade no setor, enquanto não dispõe de instrumentos legais para multar as companhias pelos atrasos.

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